Conheça os 6 filmes brasileiros pré-selecionados para concorrer ao Oscar 2024

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta terça-feira (5/9) a lista com os seis longas-metragens pré-selecionados para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 96ª edição do Oscar. O resultado final será divulgado no dia 12 de setembro.

Os títulos são:

  • Estranho Caminho, de Guto Parente

Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.

  • Noites Alienígenas, de Sergio de Carvalho

O filme acompanha a história de Rivelino (Gabriel Knox), Sandra (Gleici Damasceno) e Paulo (Adanilo), três amigos de infância que cresceram na periferia de Rio Branco, capital do Acre. O trio se reencontra a partir de uma tragédia em comum. Em um contexto trágico, o longa apresenta a periferia da Amazônia urbana, as fronteiras entre cidade e floresta, utilizando elementos do realismo fantástico.

  • Nosso Sonho – A história de Claudinho e Buchecha, de Eduardo Albergaria

O longa-metragem musical Nosso Sonho, apresenta a história da dupla Claudinho e Buchecha, e mostra como a amizade se transformou em força de superação e conquista. Com título que remete a uma das canções mais conhecidas do grupo, a partir de ritmo e poesia, Claudinho e Buchecha saíram da periferia e alcançaram o Brasil com suas músicas envolventes.

  • Pedágio, de Carolina Markowicz

Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa que, para ela, é “nobre”: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro. Pedágio retrata a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+, diante das incoerências e atrocidades promovidas por alguns setores da sociedade.

  • Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho

O documentário busca explorar a história do centro de Recife (PE), contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos. Tratando do desenvolvimento urbano acelerado, o filme segue o ponto de vista da janela da casa do diretor, onde morou por vários anos.

  • Urubus, de Claudio Borrelli

Em Urubus, na quarta maior cidade do mundo, São Paulo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que qualquer outro lugar no planeta, Trinchas (Gustavo Garcez) comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Mas, quando Trinchas conhece Valéria (Bella Camero), uma estudante de pós-graduação em arte, uma paixão surge entre os dois. Os mundos distintos do casal colidem, resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo.

Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e a eleição será realizada em dois turnos. A Comissão de Seleção deste ano é formada por: Affonso Beato, Alessandra Krueger, Andre Carreira, Ane Siderman, Carlos Alberto Mattos, Cecilia Amado, Clarisse Goulart, Cristiana Rodrigues Cunha, Diane Maia, Estevão Ciavatta, Fernanda Parrado, Gabriel Martins, Hsu Chien, Ilda Santiago (presidente), João Vieira Jr., Magali Wistefelt, Michel Tikhomiroff, Renato Barbieri, Sol Moraes, Tatiana Carvalho Costa, Virginia Cavendish e Walter Lima Junior.

Comente