A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais confirmou a data e o local da edição deste ano: 23 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

O homenageado deste ano é o cineasta Vladimir Carvalho. Nascido na Paraíba, o documentarista tem uma vasta obra de mais de vinte filmes, como O País de São Saruê (1971), Quilombo (1975), Conterrâneos Velhos de Guerra (2001) e Rock Brasília – Era de Ouro (2011).
Hoje, aos 88 anos, Vladimir segue como referência e inspiração para novas gerações de documentaristas. Suas produções, carregadas de elementos do Cinema Novo, contam a história da nossa gente, permitindo que o Brasil se reconheça diante da tela.
Premiação
Na cerimônia, serão anunciados 32 prêmios para longas-metragens, curtas-metragens e séries independentes brasileiras.
Para esta edição foram inscritos 85 longas-metragens de ficção, 35 longas-metragens documentários, 6 longas-metragens infantis, 5 longas-metragens de animação, 29 séries ficção TV Aberta e TV Paga/OTT, 31 séries documentário – TV Paga/OTT, 4 séries de animação – TV Paga/OTT, 18 curtas-metragens de animação, 23 curtas documentários, 20 curtas de ficção, 12 filmes ibero-americanos e 40 filmes internacionais.
A maior premiação do audiovisual do país será transmitida ao vivo para todo o país pelo canal da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais no Youtube e pelo Canal Brasil.