
O próximo projeto da cineasta Camila de Moraes será em família. Em parceria com a Praça Filmes, a diretora do aclamado documentário O Caso do Homem Errado (2017) irá dividir a direção do curta-metragem A Um Gole da Eternidade com o seu pai, o roteirista e jornalista Paulo Ricardo de Moraes, que assina o roteiro da produção. As filmagens irão ocorrer em Novo Hamburgo (RS), a partir de 28 de abril.
Para a dupla, a pretensão é que esse curta vire mais que um atrativo para aquelas pessoas que veem o cinema como possibilidade de se discutir história, para além do entretenimento. Com a proposta de direção coletiva, A Um Gole da Eternidade é o elo maduro e profissional entre pai e filha.
“A produção deste curta é um processo de afirmação política, cultural e estética negra, pois a equipe contará com 90% de seus atores e atrizes negrxs atuantes no cenário gaúcho e esta ação faz toda a diferença, tanto para contar a história como para afirmar um lugar e espaço de representatividade de pessoas/profissionais negrxs que atuam com cinema”, contou Camila.
“Não imaginam a minha felicidade em saber que existe a possibilidade de fazer esse filme, que foi escrito há mais de 20 anos. Fico muito emocionado em ter esses jovens ao meu lado, acreditando no projeto. Vai dar certo. Já deu certo. Já tiramos da gaveta”, revelou Paulo Ricardo com os olhos marejados.

A Um Gole da Eternidade conta a história de um exímio dançarino e a sua vontade de viver. Camila assumirá a direção do primeiro ato, que tem uma protagonista mulher e jovem. Já Paulo Ricardo fará a direção do segundo ato, onde o protagonista é um homem da terceira idade.
Porém, um fará a assistência para o outro, no sentido de dar o suporte para o melhor desenvolvimento da história, pois assim é feito o cinema em uma perspectiva familiar, mas de uma grande família que envolve equipe técnica e elenco.
O elenco tem nomes reconhecidos do cinema e teatro gaúchos. Entre eles, Álvaro Rosa Costa, Silvana Rodrigues, Marcelo de Paula, Vera Lopes e Juliano Barros.
O curta é uma das obras contempladas no edital de Fomento à Produção Audiovisual da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Secretaria Municipal da Cultura (Chamada Pública 12/2020).