
No dia 13 de abril de 2023, o Clube de Cinema de Porto Alegre comemora 75 anos, atingindo o marco de ser o cineclube mais antigo do País ainda em atividade.
Fundado pelo crítico Paulo Fontoura Gastal (1922-1996) em 1948, ele reuniu jornalistas, cinéfilos e intelectuais de Porto Alegre para se dedicarem à expansão da cinefilia na cidade, no estado e no país, com a ideia de trazer pessoas para discutirem os filmes que assistiam. Desde então se tornou um lugar de vivência e formação para os apaixonados pelo audiovisual na capital gaúcha.
Atualmente, o Clube de Cinema oferece sessões semanais, todos os sábados às 10h15min, sempre em uma das salas associadas: Cinemateca Paulo Amorim, CineBancários, Cine Farol Santander, Cinemateca Capitólio, Espaço de Cinema Bourbon Country e Sala Redenção (UFRGS). O CCPA também promove exibições especiais em algumas noites de terça-feira e domingos pela manhã.

Em tempos de streaming, o Clube se tornou espaço de resistência, através de uma curadoria que prioriza os lançamentos das salas parceiras, filmes experimentais, ciclos temáticos, e faz um resgate dos grandes clássicos.
Também são tradicionais as sessões especiais que promovem o encontro com diretores e artistas que realizaram os filmes, além do café depois da exibição para debates e divagações. É acima de tudo um clube de afetos, como dizem os membros.
A anuidade para fazer parte é no valor de R$180, mas são bem-vindos todos que quiserem conhecer o Clube de Cinema. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, composta por voluntários que se dedicam para manter viva a paixão pelo cinema em Porto Alegre.
Sessão de celebração
Para celebrar a data, será realizado na Casa de Cultura Mario Quintana, no dia 13, uma sessão Sala Paulo Amorim, às 20h. O filme escolhido é O Samurai, um clássico francês dirigido por Jean-Pierre Melville, lançado em 1967 e estrelado por Alain Delon. A entrada é franca.
Confira alguns registros do Cineclube:


