
A amizade entre uma criança e uma idosa com sintomas de Alzheimer é tema do curta-metragem Piece Of Me (2020), disponível no Indieflix, streaming especializado em cinema independente, da cineasta carioca Bruna Cabral. Escrito, produzido e dirigido pela jovem, a produção se aprofunda nessa relação inusitada que foi inspirada na sua vida pessoal.
“Tenho histórico de Alzheimer na família, então a perda da memória sempre foi um assunto muito sensível para mim. Quando tive a oportunidade de produzir e dirigir o meu próprio roteiro, a primeira ideia que veio na minha cabeça foi retratar o Alzheimer e escolhi contar a história do ponto de vista de uma criança para retratar um tópico delicado de forma pura”, explicou Bruna.
O curta foi desenvolvido de forma independente e, além dos obstáculos econômicos, um dos principais desafios relatados pela diretora foi construir uma relação autêntica entre os personagens. “Quis retratar o assunto através de duas perspectivas de como podemos entender, ter empatia e ajudar em uma narrativa sincera. A diferença de idade mostra a amizade genuína dos personagens traz a mensagem da importância de cuidar das pessoas ao nosso redor e valorizar o tempo que temos com elas”, destacou.

O filme percorreu um extenso circuito de festivais pelo mundo, conquistando um total de 38 indicações e 12 prêmios. Além disso, foi selecionado para o Chicago Internacional Children Film Festival, festival qualificador para o Oscar, e saiu vencedor na categoria Melhor Curta-Metragem Internacional na 13ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF) em 2020.
“É o festival de cinema brasileiro mais prestigiado fora do país, então foi uma forma de exibir meu filme para uma audiência mais nacional, e também conhecer e assistir mais projetos do meu país”, comemorou.
Do Direito ao Cinema

A paixão pelo cinema fez a carioca largar a carreira no Direito e seguir um novo caminho. Estudou cinema na UCLA e, desde então trabalhou em diversas produções audiovisuais, além de ter sido jurada em 3 festivais, entre eles, o Tietê International Film Awards (T.I.F.A.) no Brasil.
Bruna conta que se espelha na atriz e produtora Reese Whinterspoon. “Ela coloca as mulheres no centro de todas histórias que criam pela produtora Hello Sunsine. O meu objetivo no Piece of Me foi ter uma equipe predominante feminina e 70% da nossa equipe é formada por mulheres”, afirmou.
E se depender de Bruna vai ter muito mais filmes vindo por aí. “O longa metragem que produzi Bird of Paradise está em fase final de pós-produção. É um thriller que agradará a audiência que gosta de um bom mistério. Também estou na fase de pré-produção de dois longas-metragens e estou bastante empolgada com ambos”, concluiu.