
Após mais de 50 anos de carreira, se apresentando em teatros renomados pelo mundo, o pianista Arthur Moreira Lima compreendeu o seu propósito na vida: espalhar a música para todos. E esse é definitivamente para todos os públicos. Inclusive, aqueles que nunca viram ou ouviram um piano de verdade. Foi assim que o músico levou adiante o seu projeto de viajar com um caminhão-teatro pelas cidades do interior brasileiro, passando por todos os estados, entre 2002 e 2018, para se apresentar de graça em praças públicas para a população mais pobre. Um desafio de democratização da música de concerto que o moveu e se tornou gratificante para o premiado pianista que já tocou com as mais importantes orquestras do mundo.
- Siga e curta @cinelooou
Arthur Moreira Lima: Um Piano Para Todos começa fazendo um contraste entre os pôsteres de divulgação da sua sólida carreira, em que já viajou o mundo e se apresentou por diversos países, em prestigiados teatros ao lado de grandes orquestras, com os cartazes colados nas paredes de botecos de cadeiras de plástico e também nos carros de som que costumam propagar os eventos nas pequenas cidades. É prazeroso acompanhar Arthur nessa sua jornada de querer espalhar a música para pessoas que não tiveram acesso e muito menos acesso a um tipo de educação e formação musical. É genuíno, é inclusivo e formidável essa sua proposta de, após tantos anos seguindo o tradicional caminho de um pianista, percorrer lugares humildes por acreditar que qualquer pessoa tem o direito à música. Seja ela qual for.

O próprio até mesmo crítica o seu público mais elitista, os mesmos que já o assistiram diversas vezes, que defendem que o gênero musical clássico não convém ser compartilhado com os mais pobres. Mas Arthur chega com o seu caminhão-teatro provando o contrário. Não só pela simples curiosidade, mas pelo fascínio que a música é capaz de despertar em uma praça pública, em que, muitas vezes, não se sabia que era possível.
Dirigido por Marcelo Mazuras, o documentário mostra como o concerto de Arthur atrai milhares de pessoas, que enchem a praça para ouvi-lo tocar. E é tão lindo poder assistir o público admirando o concerto do artista que valoriza o sentimento que a música ao vivo proporciona a quem o assiste. É a experiência emocional e sensorial que conta para ele e é por isso que levou adiante este grandioso projeto a milhares de brasileiros que puderam entender e sentir a música de um jeito diferente. Um gesto tão simples de se importar com o outro, mostrando que independente do show, ele sempre tem que continuar. Para todos.