
Aldeotas é o longa-metragem de estreia do ator Gero Camilo na direção. O filme teve seu primeiro trailer divulgado nesta semana e é baseado na peça de mesmo nome, que contou com a direção de Camilo. Com uma linguagem poética, a história investiga os caminhos da memória, amizade, do desejo, das forças repressoras e do anseio de liberdade por meio da longa amizade de Levi e Elias.
Aldeotas conta a história de dois amigos que se separam aos 17 anos em meio aos conflitos da adolescência turbulenta na pequena e conservadora Coti das Fuças, interior do Brasil. Levi (Camilo), poeta, cansado de sofrer abusos, cumpre o plano de fugirem pra uma cidade grande mais liberal. Enquanto Elias (Marat Descartes), oprimido pela violência do seu pai, desiste de partir. Aos 50 anos, Levi volta para reencontrar o amigo no dia de seu funeral onde as memórias dos dois são revividas antes do último adeus.
Gero conta que quando filmou Chamas da Vingança, de Tony Scott, no México, comprou sua primeira câmera digital. Ao voltar para o Brasil, montou um grupo de cinema com Marat Descartes, Paula Cohen, Gustavo Machado, Gu Ramalho, entre outros amigos. “Formamos a Fuleragem Filmes. Filmamos dois curtas e um media-metragem dos quais dois deles eu dirigi. Aldeotas vem para reiniciar essa nova fase de direção”, relatou.
Tanto Gero, como Marat, não veem o filme como uma simples adaptação do texto original da peça. “Determinadas obras nos tiram o fôlego ou nos alcançam silêncios conduzidos por atores, que construindo narrativas com as quais nos identificamos, alcançam o nosso imaginário capaz de nos transportar pro absurdo, pro surreal do cotidiano,” explicou o ator diretor e roteirista.
Aldeotas estreia nos cinemas no dia 3 de novembro.
Assista ao trailer