
Ser artista no Brasil não é fácil. Desvalorizado e subestimado, a profissão segue o estigma, até hoje, de que é feito por pessoas despreparadas e “sem noção”. Independente de qual arte esteja em foco, a atividade sempre esteve na mira de conservadores prontos para denunciar aquilo que provocam a reflexão, que instigam a zona de conforto e, principalmente, questionam a nossa realidade.
É sobre isso que o documentário Quem Tem Medo? propõe ao reunir artistas que tiveram suas obras censuradas por conta de autoridades da extrema direita. Dirigido por Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr, o longa acompanha os casos de Wagner Schwartz (SP), Renata Carvalho (SP), Maikon K (PR), José Neto Barbosa (RN) e das montagens de Caranguejo Overdrive (Aquela Cia de Teatro, RJ) e RES PUBLICA 2023 (A Motosserra Perfumada, SP), que compartilham pelas entrevistas os desabafos e as consequências que sofreram em relação as suas obras censuradas, além de intercalar, entre um depoimento e outro, discursos de senadores e deputados discutindo o teor do conteúdo das performances. É comovente assisti-los refletindo sobre as dificuldades destas experiências, um tanto traumáticas, ao mesmo tempo que questionam como foi que chegamos neste retrocesso.

Quem Tem Medo? é um potente documento que escancara a ascensão da extrema direita no Brasil e os seus meios de dificultar a expressão artística livremente, um direito que, aos poucos, foi perdendo a sua força conforme a evolução e dominância do fascismo entre nós. Se antes estes grupos se mantinham velados, reproduzindo os seus preconceitos silenciosamente, agora, é motivo de orgulho aos quatro cantos a sua atual soberania. Mas o documentário chega como uma maneira de reforçar a importância de se manter atento aos mecanismos da censura e como ela é imposta por aqueles que não toleram ser contrariados.
[…] religiosa. Assim como outros longas-metragens, que compartilham as suas angústias, como o Quem Tem Medo?, sobre o que virou o país pós-eleições de 2018, Fé e Fúria também chega para expressar e […]
CurtirCurtir