Batman: analisando a evolução das armaduras

Presente há anos no audiovisual, Batman possui um extenso guarda-roupa para a gente analisar a evolução do seu uniforme. Eu não fazia ideia que, antes de Adam West interpretar Batman no cinema e posteriormente na série de TV, também havia duas produções, classificadas como cine-seriados, lançadas na década de 1940, com os atores Lewis Wilson e Robert Lowery. Infelizmente, eles acabaram usando essas péssimas composições dos uniformes do herói, que parecem bem horripilantes por conta do amadorismo e da falta de um bom caimento, né?

Quando chega na era de Adam West, as vestimentas melhoram gradualmente, trazendo as cores clássicas que acompanharam Batman por um longo tempo, mas que ainda aparenta ser uma fantasia. Claro, que isso tudo se alinha com o humor e o estilo camp das produções na época.

Batman voltaria aos cinemas pelas mãos de Tim Burton, com dois filmes lançados no fim da década de 1980 e início dos anos 1990, com Michael Keaton reiniciando a jornada do herói no audiovisual com um uniforme mais encorpado, refinado e moderno. Ele ainda mantinha o amarelo no logo e no cinto, que logo evoluiu para um tom dourado em Batman: O Retorno.

A armadura foi se renovando ao longo da década de 1990 conforme mudava a direção dos filmes. É interessante observar como nos filmes dirigidos por Joel Schumacher, que escolheu dar um tom mais cômico e colorido à história, se alinhava com “gracinhas” como, por exemplo, a famosa “tetinha” com Val Kilmer e o tapa-sexo super ressaltado em George Clooney.

Na trilogia de Christopher Nolan, o Batman voltaria ao pretinho básico e manteria a armadura mais potente, eficiente e 100% segura, como se estivesse indo para a guerra. Tanto que na história, o próprio personagem monta o seu traje a partir de um projeto arquivado para o exército. Ao longo dos três filmes, não há mudanças drásticas na armadura.

Ben Affleck é o único que adotou a armadura completamente preta, até mesmo o cinto de utilidades é de um tom escuro e não dourado, como havia sido usado até então em todos os filmes lançados. E perceba também este é o único Batman que tem as orelhas super curtas em comparação aos demais.

Robert Pattinson, nosso atual morcegão, também adota o preto como padrão na sua armadura, mas o que o diferencia dos demais, é que o seu traje parece muito mais urbano que os outros. Não parece “duro”, sabe? E para combinar com toda vibe grunge, gótico e emo do personagem, nada melhor que um par de coturnos para acompanhá-lo em Gotham City.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s