Lion – Uma Jornada Para Casa ★★★

lioLion | Direção: Garth Davis| Roteiro: Luke Davies | Elenco: Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara, David Wenham, Abhishek Bharate, Priyanka Bose | Nacionalidade: Estados Unidos, Austrália e Reino Unido | Gênero: Drama | Duração: 1h59min |

Lion – Uma Jornada Para Casa possui os ingredientes certos para conquistar o público: ser baseado em fatos reais e contar uma história de superação. E ah, ter uma criança muito fofa como protagonista. É o caso da história de Saroo (Sunny Pawar) que se separa acidentalmente do irmão em uma estação de trem e acaba perdido milhares de quilômetros longe de sua casa na Índia. Sem entender a língua local da onde foi parar, Saroo vai se virando como pode. Entre um caso e outro que parecem que serão sua luz no fim do túnel, ele vai parar num orfanato e acaba sendo adotado por um casal australiano (olha que louco). Ao se estabilizar na casa nova e receber mais um irmão, Saroo tem a nova chance de recomeçar a vida confortavelmente. Quando adulto, o passado de Saroo (agora Dev Patel) volta a incomodá-lo quando se depara com algo que não podia ter quando criança na Índia. Isto será o engate para investigar onde está a sua família biológica. Porém, o problema é que ele nem sabe por onde começar, já que mal sabia pronunciar direito o nome da sua cidade natal quando se perdeu. Todos os obstáculos serão percorridos de de forma solitária. Saroo não quer demonstrar ingratidão à sua família adotiva e tampouco se permite desabafar com alguém esta dor de não saber onde está a sua mãe biológica.

Lion é dividido nestas duas partes e que infelizmente parecem não se encaixarem perfeitamente. Se no primeiro momento, o filme é extremamente emocionante e dramático, na segunda parte, as crises existenciais tomam conta de Saroo e deixam a narrativa arrastada. O roteiro escrito por Luke Davies parece ter perdido o tom na fase adulta do protagonista. Ao mesmo tempo que a vida de Saroo segue, paralelamente ele sofre calado com a busca que se determinou a fazer. E isto afeta todos que estão ao seu redor e ninguém parece compreender o que está acontecendo. Mas até que tudo seja esclarecido, leva um tempo desnecessário para o drama. Não que Dev Patel não esteja bem em cena. Ao contrário, ele resgatou as mesmas características do pequeno Saroo que nos fazem torcer por ele durante o filme. Principalmente o fato dele ser tão carinhoso e protetor com sua família. Ele também repete o consolo que o pequeno Sunny Pawar oferece quando flagra a mãe Sue Brierley (Nicole Kidman) chorando no escuro. Aliás, a atriz está incrível no papel da mãe adotiva de Saroo. Desde do início, ela é dócil e demonstra todo o amor que quer dar aos seus filhos. O discurso em que revela o por quê de ter adotado duas crianças é emocionante e muito potente. Este momento é o meu preferido do filme e é possível sentir cada palavra que ela solta. Ela menciona que ajudar duas crianças órfãs dariam um significado maior tanto à sua vida quanto o da criança. Apenas reforçando o mesmo pensamento que tenho sobre adoção.

Enfim, Lion – Uma Jornada Para Casa traz uma mensagem poderosa sobre adoção e da incrível mudança que isto proporciona na vida de uma pessoa. Sejam os pais ou as crianças. É um filme representativo e significativo, reforçando que é preciso ter uma solidariedade maior ao próximo. Além de ser uma jornada de autoconhecimento que ajudará na formação da personalidade do filho adotivo. Saroo mesmo diz que não há mais caminhos obstruídos. O seu passado agora está em paz e o futuro pode ser preenchido com o que ele quiser.

Um comentário

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s