Jogos Vorazes: Em Chamas (2013)

21047331_201310071632457.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxEste é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss, jovem escolhida para participar aos “jogos vorazes”, espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como “tributo”, deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem. Fonte: AdoroCinema

Após vencer a 74ª edição dos Jogos Vorazes ao lado de Peeta Mellark (Josh Hutcherson), algo inédito no programa, fez com que Katniss (Jennifer Lawrence) reacendesse a faísca que Panem tanto esperava. Ela deu aquilo que o Presidente Snow (Donald Sutherland) tanto temia: a esperança. O único sentimento mais forte do que o medo.

Em Chamas nos coloca de novo na vida de Katniss, que achava que já tinha cumprido a sua promessa de jogar, ganhar e voltar pra casa após o reality show preferido da galera, MAS claro que a vida não voltaria a ser a mesma. Nunca mais será. Para brincar ainda mais com a garota, Snow muda as regras e chama todos os antigos vitoriosos de outras edições de volta para o aniversário do Massacre Quaternário, inclusive os últimos sobreviventes: Katniss e Peeta. O momento de choradeira, raiva e tudo mais que pode acontecer nesse momento vem à tona para todos. Os planos e tretas também já são combinados desde do primeiro instante. E Katniss sempre colocando Peeta em primeiro lugar, pois ele merece ser salvo. Ela não. Katniss carrega a culpa por tudo estar acontecendo em sua volta. Se não tivesse se voluntariado para os jogos, em lugar da sua irmã, a vida continuaria a mesma e ainda estaria caçando esquilos com Gale (Liam Hermsworth). E não criando a esperança na população e movimentando os ideais de quem quer mudanças. E pra que isso aconteça, muito sofrimento irá acontecer.

A produção ganhou muito em velocidade e novidade. A direção de Francis Lawrence (Eu sou a Lenda) coloca o livro em tela, traduzindo em imagens o que se lê na obra de Suzanne Collins. Apesar de surgirem informações instantâneas e o raciocínio tem que ser tão rápido quanto ao dos personagens em cena. O que cairia facilmente no tédio, acaba deixando muita expectativa no ar para saber como que com tantos aliados ao seu lado, Katniss e Peeta vão matar aquelas pessoas que fazem de tudo para ajudar umas às outras. Como eles próprios vão sair dessa jogada de novo, quando agora tem muito mais em jogo? Se em Jogos Vorazes, Katniss consegue manipular o jogo, aqui é o game que não a deixará em paz. Tudo será feito pra abalar com o coração da heroína que guia todos que a acompanham. Neblina, macacos loucos e energia nuclear fazem parte do pacote para atormentar a protagonista que nunca se rende.

20506084.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxSe você se apaixonou pela JLaw no primeiro filme, aqui ela está melhor. Com uma experiência que nunca conseguirá apagar da memória, Katniss tem a ajuda de Peeta para passar pelos pesadelos. Um dos meus momentos preferidos da saga toda: as noites em que a moça pede que o rapaz fique para proteger das lembranças malditas dos jogos. Se até metade do filme, acreditamos que Katniss apenas tinha um carinho especial por Peeta, quando ambos são jogados novamente no campo e finalmente o personagem de Josh Hutcherson vira o nosso herói por conseguir quebrar o coração da garota em chamas. E o beijo que ninguém estava gravando e que nem foi requisitado, foi a faísca que Peeta precisava acender em Katniss. Neste filme ganhamos a participação do maravilhoso Philip Seymour Hoffman como o novo “Boninho” do reality show. Plutarch chega para substituir o antigo comandante do programa que partiu dessa para uma melhor graças ao Presidente Snow. Infelizmente acreditamos que Plutarch está para causar mais sofrimento na nossa heroína, mas sabemos que isso não passa de uma primeira impressão.

Em Chamas tem o seu diferencial em relação ao primeiro filme. Ele nos deixa mais inquietos e ansiosos pelos próximos planos. Em Jogos Vorazes, nós não queríamos sair da cena, por medo de que nossos heróis morressem a qualquer minuto. Cada um tem as suas características próprias e que enriquecem a produção de cada, mas cá entre nós… Em Chamas merece vencer nessa batalha do post.