Lincoln (2013)

tumblr_inline_mzinfj8B9n1qf2gibBaseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln, travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão. Fonte: Adoro Cinema

Lincoln não é nada além do óbvio: um filme americano para os próprios americanos. Mas isso não é desculpa para não prestigiar a última obra de Steven Spielberg. Começamos no filme após a reeleição de Abraham Lincoln, em meio a Guerra da Secessão ou Guerra Civil Americana (1861 até 1865), onde Lincoln tem o objetivo de dar um fim a escravidão e com isso também dar fim a batalha que o Norte e o Sul estavam tendo naquela época (se lembram de E o vento levou?) Porém ele luta contra tudo e todos, pois dizem ser impossível ter as duas coisas, mas como o próprio diz: ” I am the president of the United States and am very powerful “. E é com todo esse poder que ele fez milagres na América dando liberdade a todos os negros.

Daniel Day-Lewis consegue ser fiel ao momento do inicio ao fim. Sendo igualmente forte e sensível em todas as suas cenas. Mesmo com esse aspecto, ele não me passa tanta emoção a ponto de achar que mereça uma estatueta do tio Oscar. Boa parte do trabalho fica com a equipe de maquiagem e figurino, mas minha preferência continua com Hugh Jackman ♥. Tommy Lee Jones, rabugento como sempre, cumpre novamente esse papel como um congressista rebelde, a favor da abolição, faz o que pode para tal fim, que nos deixa simplesmente encantados com sua cena final.

Como em Os Miseráveis, a arte da história passada no século retrasado, nos deixa muito crente do realismo que passa. Principalmente em cenas das batalhas e com o que sobrou delas. Infelizmente, nem tudo de bom Lincoln tem. Como o titulo diz, vamos conhecer os últimos meses de vida do presidente e sua maior luta até então. O filme peca na sua duração, o que vem sendo normal em todos os outros filmes da temporada do Oscar de 2013, e quem não tem nenhuma noção histórica dos fatos, recomendo estudar um pouco antes de ir ao cinema.

Talvez esses detalhes, assustem e MUITO o público brasileiro, pois a história nada mais é que uma aula de história e política. Dois assuntos que o povo desconhece. Lincoln não é o melhor filme de todos os tempos, mas com certeza, é uma obra obrigatória na tela de todo cidadão.